Cursos Ensino Médio
Técnico em Informática para Internet
CEDUP é uma escola que trabalha na modalidade do EMIEP – Ensino Médio Integrado ao Ensino Profissionalizante, oferecendo na área de tecnologia o curso de Informática para Internet que tem por objetivo formar um profissional que desenvolve sistemas e aplicativos para web, realiza manutenção em sistemas, websites e portais da Internet e Intranet. O profissional de Informática para Internet está capacitado para atuar de forma autônoma como executor ou gerenciador de todas as etapas produtivas do projeto gráfico, elaboração, criação e execução, bem como desenvolver com tratamento de informações num espaço virtual priorizando uma navegação eficiente. Um profissional com amplo conhecimento em HTML, CSS, PHP, JAVASCRIPT e BANCO DE DADOS e MANUTENÇÃO de COMPUTADORES. O curso de Informática para Internet tem como disciplina técnica: - Técnicas em Programação - Arquitetura de Computadores - Programação pra Web - Banco de Dados - Empreendedorismo Criado em 2010, o curso sofreu adequação curricular sob o Parecer nº 112 de 20/12/2011 e em 2015 obteve nova alteração curricular sob o Parecer nº 134 de 14/12/2015.
Técnico em Mecânica
Criado sob o Parecer nº 210, em 15/12/2015, o Técnico em Mecânica, eixo tecnológico de processos Industriais, é um profissional com competências e habilidades para atuar em manutenção corretiva, preventiva e preditiva, conforme normas técnicas e de segurança. Acompanhar e especificar processos de fabricação, aplicar técnicas de medição nos processos de fabricação, especificar materiais para a construção mecânica, visando a melhoria da qualidade e a produtividade industrial, atendendo as necessidades humanas, tecnológicas e ambientais, de forma criativa, crítica e cooperativa, com consciência da sua função social.
Técnico em Vendas
Técnico em Vendas – Oferecido a partir de 2010, o Técnico em Vendas, eixo tecnológico de Gestão e Negócios, é um profissional que, entre outras atividades, prepara ações, promove e efetua a venda de produtos e serviços junto aos clientes, caracteriza os tipos de clientes e recolhe informações sobre a concorrência e o mercado em geral, utiliza ferramentas de marketing para prospectar novos clientes e aumentar as vendas, identificar e usar processos de automação comercial, bancária e dos meios de pagamento, conhecendo a legislação que regulamenta as relações e atividades de vendas no país. O curso sofreu adequação curricular sob o Parecer nº 097 de 12/12/2011 e em 2015 recebeu nova alteração sob a Parecer nº 146 de 14/12/2015.
Cursos Pós-Médio
Técnico em Eletromecânica
O primeiro curso técnico foi criado em 1985. Foi realizada adequação sob o Parecer nº 101 em 05/2009. O curso qualifica o profissional para atuar junto ao engenheiro elétrico ou mecânico na indústria de produção, inclusive nas áreas de projetos, instalação e manutenção industrial e residencial. O curso teve alteração através no Parecer CEDP/CEE/SC nº 106 de 05/09/2016.
Técnico em Mecânica
Foi implantado em 1989, propiciando uma nova opção à clientela escolar. O curso sofreu adequação sob o Parecer nº 101 em 05/2009. O Técnico em Mecânica qualifica os alunos para planejar, orçar, desenhar, executar, supervisionar e dar manutenção a qualquer tipo de sistema mecânico. Desempenha atividades de liderança nas áreas de produção, manutenção e projetos. Planeja a manutenção preventiva e produtiva, e a lubrificação industrial. Foi atualizado em 05/09/2016 pelo Parecer CEDP/CEE/SC Nº 108.
Técnico em Eletrotécnica
Em 1992 foi criado o curso técnico em Eletrotécnica, que também teve adequação sob o Parecer nº 101 em 05/2009. Prepara o aluno para desenvolver e executar projetos elétricos prediais e residenciais e instalações de comandos industriais. Pode atuar na indústria em geral, nas empresas de energia elétrica, em telecomunicações e como profissional liberal. O curso de Eletrotécnica foi alterado através do parecer CEDP/CEE/SC nº 107 de 05/09/2016.
Técnico em Informática
Criado em 1992 com a denominação de Processamento de Dados, passou por adequação com o Parecer nº 086 em 04/2009. Com a reformulação da Educação Profissional obteve nova denominação. Habilita o aluno para atuar nas aplicações de computadores, podendo trabalhar com suporte e desenvolvimento de sistemas. O Curso teve nova adequação curricular pelo parecer nº CEDP/CEE nº 183 de 12/12/2016.
Técnico em Segurança do Trabalho
Criado em 2001, prevê a formação de um profissional empreendedor, que busca alternativas para o desenvolvimento quantitativo e qualitativo da empresa. Este profissional tem a função de zelar pela correta aplicação das normas de segurança e o seu bom desempenho impõe-lhe a atenção permanente para o desenvolvimento de métodos de trabalho. O curso foi atualizado sob o Parecer nº 025 de 11/05/2015.
Técnico em Contabilidade
Criado em 2001 e atualizado sob o Parecer nº 032 em 05/2015. Tem por objetivo a formação do profissional que efetua os registros contábeis das transações financeiras de instituições públicas e privadas, elabora balanços e prepara relatórios, indicando receitas e despesas, como lucros e perdas da operação econômica.
Técnico em Administração
Criado em 2006, atualizado sob o Parecer nº 071 09/2014. O curso teve nova atualização em 12/12/2016 sob o Parecer CEDP/CEE/SC nº 179. O Técnico em Gestão com Habilitação em Administração compreenderá a importância de desenvolver uma visão sistêmica do processo produtivo da empresa na qual está inserido, bem como interpretar as tendências do mercado, para atingir metas de produtividade e qualidade com eficiência e responsabilidade. Receberá subsídios para desenvolver o espírito de liderança; iniciativa; capacidade de trabalhar em grupo e valores sociais e éticos.
Técnico em Enfermagem
Criado em 2007 e atualizado conforme o Parecer nº 074 em 09/2014. O Técnico em Enfermagem é um profissional da área de saúde, integrante da equipe de enfermagem, com exercício regulamentado por lei, que desenvolve, sob a supervisão do enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e planejamento, referenciados nas necessidades de saúde individual e coletiva, determinadas pelo processo gerador de saúde-doença, aplicando ativa, consciente e criticamente as habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, sustentadas nos conhecimentos científicos, técnicos, éticos, políticos, cívicos e educativos, que contribuem para uma assistência de enfermagem qualificada. No ano de 2017, o curso teve nova alteração curricular através do Parecer CEDP/CEE/SC nº 123 de 18/12/2017.
Técnico em Eletrônica
Criado em 2009 conforme o Parecer nº 048 e atualizado em 2016 pelo Parecer nº181 de 12/12/2016. O Técnico em Eletrônica é o profissional habilitado para executar serviços de instalação e manutenção em eletroeletrônica, telecomunicações (básica) e automação industrial; avaliar a execução de serviços técnicos na área da eletroeletrônica, verificando a adequação do projeto e as normas específicas; Identificar as necessidades de inovações tecnológicas e propor soluções à otimização de processos eletroeletrônicos. O campo de atuação deste profissional estende-se entre indústrias de diferentes áreas, haja vista a crescente automatização dos processos industriais.